domingo, 13 de março de 2011

Massada de grão com atum gratinada

Portugal está a passar um período díficil ..., todos os dias surgem notícias sobre as dificuldades económicas, os preços que sobem, os vencimentos que sofrem cortes, o emprego precário é cada vez maior, ..., e com tudo isto estamos cada vez mais afastados da Igreija, da Fé, de determinados rituais associados as épocas Liturgicas e neste momento à Páscoa.

Parece que a Páscoa ainda vem longe mas a verdade é que logo a seguir ao Carnaval entra-se num período que para a Igreija Católica é muito importante, é tempo de preparação, de celebração, de reflexão, de oração, de penitência, de caridade, de jejum... Estamos na Quaresma.

Em casa dos meus avós maternos e também dos meus pais sempre se procurou respeitar este período e celebrá-lo vivendo-o com alguns rituais, algumas práticas religiosas, alguma penitência e jejum, mas também com comidas tradicionais.

Recordando esse tempo, cumpria-mos a restrinção do consumo de carne em todas as 6ª feira, desde que se iniciava a Quaresma Pascal.

Este período vai desde a"Quarta-feira de Cinzas", primeira 4ª feira a seguir ao Carnaval, até à "Quinta-feira Santa", última 5 ª feira que antecede o momento mais marcante a festa Pascal - Domingo de Páscoa.

Durante este período, e uma vez que este Blog se dedica às comidinhas, vou então publicar algumas das refeições que faço nas 6ª feiras: não irá incluir carne, será económica, rápida e saudável.

Dia 11 de Março, primeira 6ª feira da Quaresma: Massada de grão com atum gratinada



Ingredientes:

- 4 Latas de atum (embalagens pequenas)
- 1 Frasco de grão cozido
- 80 gr de Macarrão riscado
- 2 Cebolas médias
- 2 Dentes de alho
- 4 ou 5 Colheres de sopa de azeite
- 1 Folha de louro
- Tomate em conserva ou fresco (usei um pouco dos dois)
- 1/2 Caldo concentrado de legumes
- 200 gr de Queijo ralado Mozzarella
- sal, pimenta e oregãos secos q.b.

Começar por escorrer o atum do óleo e reservar.Entretanto, leve ao lume as cebolas e os dentes de alhos picados, juntamente com o azeite e o louro, e deixe "quebra"/ligeiramente transparente, sem refogar.

Junte o tomate picado e deixar cozinhar, em lume brando. Temperar com 1/2 cubo de legumes concentrado, sal, pimenta e oregãos.

Acrescentar o atum ligeiramente desfiado, o grão escorrido e a massa previamente cozida (mal cozida). Mexer e deixar cozinhar cerca de 5 minutos. Juntar água suficiente para acabar de cozer a massa no forno e rectificar os temperos.

Deitar este preparado num pirex e polvilhar com o queijo ralado.

Levar ao forno até gratinar.

Acompanhar com salada de alface.



11 comentários:

  1. Ancheda noi tutto è più difficile, penso che sia globale il discorso, comunque speriamo bene per tutto, ottima la tua proposta di oggi è molto allettante, bene il graten...buona Domenica.

    ResponderEliminar
  2. uma comidiha bem ao meu genero. adoro. ja guardei e com certeza irei fazer. bem bom!
    bjs
    lu

    ResponderEliminar
  3. Belocas, já são poucas as pessoas que se regem pelas tradições católicas e por variados motivos que todos nós sabemos.
    Eu respeito todas as tradições de todas as religiões e sendo católica, apenas pratico o bem e o respeito pelas pessoas.
    Assim sendo comemoro algumas tradições e outras menos, se vivesses aqui na minha ilha então estavas sempre em comemorações, porque aqui há festas todo o ano,lol.
    Mas como a vida não dá para excessos apenas comemoro aquilo que acho que é importante, e esta de comer peixe todas as sextas-feiras para mim não é sacrificio nenhum é mais um prazer.

    Mas conversas à parte, gostei da tua sugestão bem económica e saudável.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou com muito bom aspecto! Já guardei a ideia.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. ca em casa tambem se respeita a quaesma e nesses dias ha sempre peixe.
    aqui esta uma bela sugestao para uamdas sextas feiras que ai veem.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Belocas,

    eu na época da Páscoa, tb costumo respeitar a sexta-feira santa e nesse dia não se come carne cá em casa.
    Esta tua receita é uma boa sugestão para esse dia.

    Bjinho
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  7. Gostei da idéia da receita. Parece muito saborosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. ola. visito o blog hj pela 1eira vez e gostei mto. tornei-me seguidora. tb tenho um cantinho se quiser conhecer. visite-me em:~
    http://ensaiosculinarios.blogspot.com/
    beijocas

    ResponderEliminar
  9. Olá, obrigado por ter visitado o meu blog, eu já à algum tempo que seguia vários blogs e me tinha surgido o bichinho, mas devido a uma depressão não andava com cabeça e só agora meti mãos à obra. Gosto muito dos seus blogs, tem receitas muito originais.
    BJS.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita.
Os seus comentários são sempre benvindos.
Volte sempre.
Beijinhos da Belocas

Related Posts with Thumbnails