quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Bacalhau com Couves

Voltando às receitas do Natal, vou mostrar como contornei o Tradicional Bacalhau com Couves.

Sendo presença obrigatória, apetecia-me que tivesse uma apresentação diferente ... e conversa vai, conversa vem, com a minha cunhada fomos descobrir uma receita, numa revista da Mulher Moderna na Cozinha, publicada em Dezembro de 2009 à qual fizemos umas pequenas adaptações mas que resultaram muito bem, porque foi muito apreciado.

No meio de tanto movimento, que foi a minha consoada, que já estava o Tabuleiro de Bacalhau quase de restos quando ... corri a buscar a máquina fotográfica e ainda tirei esta foto...


Ingredientes:

- Bacalhau q.b.

- Batatas q.b.

- Couve Portuguesa q.b.

- Ovos cozidos

- Leite q.b.

- Alho e Cebola q.b.

- Azeite q.b.

Não coloco quantidades porque tendo sido 14 pessoas à mesa, fizemos tudo a "olhometro".

Cozemos o bacalhau em água abundante.

Depois, de cozido limpamos as peles e as espinhas, lascamos o bacalhau e, num pirex, cobriu-se com leite, durante aproximadamente 1 hora (este processo faz com que o bacalhau fique mais macio).

Entretanto, cozemos as batatas com pele, as couves e os ovos. Depois de tudo cozido, as batatas foram peladas e cortadas em rodelas, os ovos descascados e cortados em rodelas e as couves cortadas aos pedaços.

Com a cebola, também cortada em rodelas,os alhos picados e o azeite fazemos um refogado ligeiro, não deixando fritar pelo que acrescentamos um pouco da água de cozer o bacalhau, e assim ficamos com uma cebolada translúcida, para não ser tão agressiva para a saúde.

Num tabuleiro de barro, colocamos uma camada de batatas, seguida das couves, das lascas de bacalhau, dos ovos cortados em rodelas e por fim cobrimos com a cebolada.

Levamos ao forno, o que permitiu uma mistura de aromas e de sabores e servimos acompanhando com pão Algarvio e uma azeitonas britadas ou pisadas.

Bom o resto já imaginam ... quase que não havia bacalhau para a foto..

3 comentários:

  1. Uma comidinha deliciosa e bem saudavel, gostei.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. que delicia este bacalhau....
    bj e boa semana

    ResponderEliminar
  3. hehehe eu ca adoro bacalhau com couves, embora mt gente lhe torça o nariz :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita.
Os seus comentários são sempre benvindos.
Volte sempre.
Beijinhos da Belocas

Related Posts with Thumbnails