sábado, 27 de novembro de 2010

Empadão de Bacalhau

Vamos Reciclar! Reciclar! Reciclar....



O blog Delícias e Talentos é o anfitrião de um novo desafio.

Este, é bastante actual numa época de crise como a que estamos a viver em Portugal.

Neste passatempo teremos que apresentar uma refeição em que é reciclado algum dos alimentos. Ou seja, pretende-se dar às sobras de uma refeição o valor de uma nova refeição, e que pareça ser uma novidade diferente daquilo que se comeu na refeição anterior.

Os produtos alimentares são muito caros. Carne, peixe, leite, legumes e frutos são indispensáveis para fazer uma alimentação diversificada e saudável, mas ... existe sempre um mas, ..., frequentemente relacionado com a quantidade de eurozitos!!!...

Em tempo de crise é muito importante reencontrar o equilíbrio das finanças domésticas, nomeadamente relacionado com o que se gasta nos alimentos. Colocar diariamente uma refeição agradável para toda a família, que seja saudável e equilibrada, e que não seja excessivamente dispendiosa pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas.

Não há que ter vergonha em reaproveitar os alimentos, em fazer refeições económicas, em não deitar fora, em não estragar... a verdade é que cada vez mais se verifica que existe pobreza, muitas vezes escondida, muito sofrida ......

Aproveitar as sobras de uma refeição, e reciclar um alimento, transformando-o numa outra refeição, poderá ser considerada uma arte,..., que se aprende, e que se partilha.

E é este o motivo que me leva a apresentar este empadão de bacalhau, que fiz já há uns tempos, e que não tinha pensado em publicar porque as fotos ficaram um pouco tremelicas,......., mas como foi do agrado dos meus queridos devoradores, aqui fica a minha sugestão.



Ingredientes:

- 1 Posta de bacalhau cozida, que sobrou de uma outra refeição (grandita)
- 1 Embalagem de puré de batata congelado
- 6 Palitinhos de delícias do mar
- 2 Ovos cozidos
-1/2 Couve lombarda
- 1/2 Pimento verde
- 2 Tomates maduros
- 1 Cebola média
- 2 Dentes de alho
- 1 Folha de louro (sem o veio central)
- Azeite, sal e pimenta qb
- Gema de ovo para pincelar


Preparar os legumes: lavar todos os legumes, cortar a cebola em meias-luas, picar os dentes de alho, tirar a pele e sementes ao tomate e ao pimento e cortar em bocadinhos, cortar a couve em Juliana (cortar em tiras finas)

Num WoK (utensílio muito utilizado na cozinha chinesa e com algumas semelhanças a uma frigideira), colocar o azeite, a cebola, o alho, a couve, o tomate e o pimento.

Deixar estufar lentamente, borrifando com pinguinhas de água, se necessário, até ficar bem cozido.

Entretanto, temperar com sal, pimenta e a folha de louro.

Quando estiver quase cozido juntar o bacalhau desfiado, limpo de peles e espinhas.

Deixar apurar e ficar praticamente sem líquido.


Num piréx untado, colocar uma camada de puré de batata (que foi previamente preparado segundo as instruções da embalagem, mas ao qual eu gosto de juntar uma raspanha de noz moscada), por cima colocar o preparado de couve e bacalhau, cobrir com delícias do mar cortadas em rodinhas e os ovos cozidos cortados em bocadinhos.

Por fim, cobrir com o resto do puré, fazer uns riscos com um garfo (para dar "style"), pincelar com a gema (normalmente congelo a clara para fazer outras iguarias), e levar ao forno até dourar.


Pode ser considerada uma refeição completa, pois tem hidratos de carbono, proteínas e legumes. Mas mesmo assim pode-se acompanhar com uma saladinha de alface.

É económica, deu para 4 devoradores e ainda sobrou um pouquinho.

Ficou muito agradável e transformei uma posta de bacalhau cozida que tinha sobrado numa outra refeição.

Bom apetite!

11 comentários:

  1. Até que enfim alguém se lembrou dum empadão para o Projecto Reciclar na Cozinha!!

    Os meus parabéns pelo texto, pela receita e pelo aspecto delicioso da porção no prato. Nunca é demais lembrar a pobreza em que tanta gente vive e a arte de fazer esticar o elemento proteina + caro, é uma arte que é transmitida com mestria de geração em geração.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Uma excelente ideia. A mim, sempre me faz confusão deitar comida fora, pelo que reciclo imenso!

    ResponderEliminar
  3. ora agora mais do que nunca temos de reclicar e poupar em tudome ate na comida
    um bom aproveito e que saiu numa refeiçao bem nutritiva.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Olá, agradeço os elogios no meu blog, os seus blogs são maravilhosos também, aliás proponho uma troca de links, no blogroll, topas???

    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Pois ficou excelente, muito apetitoso!!! Também já fiz, embora de forma diferente, e adoro! Esse tipo de reciclagem é habitual cá em casa e tem mesmo de ser, porque não estamos em tempos de desperdício!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  6. Em casa a ordem é essa, não jogar nada fora e reaproveitar tudinho.
    Ótimo post!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Também gosto de fazer novas amizades, por isso estou te seguindo e aproveito para fazer um merecido elogio. SEU BLOG É DEMAISSS. Reciclar e não desperdiçar, isso é que todos deveriam fazer. Da uma passadinha no meu blog, um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Já coloquei seus blogs lá no meu blogroll, abraços!

    ResponderEliminar
  9. Ao ver o simbolo do Reciclagem na Cozinha é que percebi que afinal já conhecia o Iguarias Caseiras :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita.
Os seus comentários são sempre benvindos.
Volte sempre.
Beijinhos da Belocas

Related Posts with Thumbnails