Lentilhas com carne de porco e legumes

Existe uma grande diversidade de leguminosas, originárias de vários países, uma vez que desenvolveram-se tendo em conta os diferentes climas: feijão e milho na América, favas no Médio Oriente, grão-de-bico e soja na Ásia, lentilhas na Europa, etc. Segundo alguns artigos são cerca de 13 mil as espécies diferentes de gãos. No entanto, nem todas são indicadas para consumo. 

As leguminosas são um alimento bastante rico em nutrientes e devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Além de serem fonte de diversas vitaminas, como a C, a K e ainda as do complexo B, principalmente a B1 e o ácido fólico, são também ricas em sais minerais como o cálcio, ferro, fósforo,.... ricas em proteínas, ricas em fibras solúveis e insolúveis e em carboidratos complexos, entre outros nutrientes…..

As leguminosas são um alimento muito versátil, fácil de adquirir e económicas. Existem disponíveis quer secas, quer congeladas (favas, ervilhas , gãos de soja) e ainda em conserva (ter atenção ao sal).

Hoje, partilho uma refeição com lentilhas, que são uma das leguminosas que mais aprecio pela sua facilidade em se cozinharem, uma vez que podem nem sequer serem demolhadas antes de cozinhar (embora seja aconselhado a fazer caso existam desconfortos a nível digestivo).
 
A lentilha é um gão de pequenas dimensões, com formato circular e achatado que pode ter várias cores: vermelhas, castanhas, cor-de-laranja, amarelas, verdes e pretas.

Em minha casa, utilizo com mais frequência as lentilhas verdes e cor-de-laranja, secas, que normalmente demolho, previamente, cerca de 15 minutos, também para acelerar o processo de cozedura.

Há poucos dias comprei, pela primeira vez, lentilhas em conserva, o que me permitiu improvisar uma refeição bastante rápida  e muito saborosa. 

A verdade, é que nem sequer tinha pensado em partilhar, fiz poucas fotos, não anotei quantidades, e recorri ao que havia em casa,.... mas, mesmo assim, acho que vale a pena mostrar o resultado final!



Ingredientes:

- 1 Frasco de lentilhas em conserva
- Febra de porco partida em pequenos nacos (cerca de 500 gr)
- Azeite q.b.
- Alhos
- Cebola
- Folha de louro
- Sal e pimenta preta q.b.
- Colorau q.b.
- Vinagre (um borrifo)
- Cenouras (2 ou 3)
- Curgete (1 ou 2)
- Açafrão da índia (curcuma) q.b.
- Salsa picada



Temperar, previamente, a carne partida em nacos com alhos picados, sal, pimenta, colorau, a folha de louro e um borrifo de vinagre (cerca de 30 minutos) . 

Entretanto, refogar, ligeiramente, em azeite uma cebola picada e juntar a carne. Deixar cozinhar em lume brando. 

Quando estiver quase cozinhado junte a cenoura cortada em pequenas  rodinhas e acrescente um pouco de água, se necessário.

Pouco depois, acrescente a curgete partida em bocados (cozinha rapidamente), retificar os temperos e acrescentando o açafrão da índia. 

Deixar apurar. 


Terminar polvilhando com salsa picada.

Acompanhei com um arroz branco, simples.


 

Comentários

  1. Gosto muito de lentilhas, essa comida tem muito bom aspecto.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pela visita.
Os seus comentários são sempre benvindos.
Volte sempre.
Beijinhos da Belocas

Mensagens populares deste blogue

Ensopado de Javali

Sangue de Porco de Vinagrete (à moda dos Balurcos)

Legumes Assados no Forno