segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Javali Estufado com arroz de ervilhas e cenoura - almoço inaugural da nova casa


O tempo passa a correr, e já passaram praticamente 2 meses desde a última publicação.

Durante o período de verão, a cozinha foi entregue mais aos filhos, que aproveitaram as férias para fazer as suas experiências culinárias.

Experiências e aprendizagens, afinal o filho mais novo também já vai sair do ninho, dentro de uma semana. 

O sábado,  foi o dia D, saíram as colocações no ensino superior. É um misto de alegria e preocupações, um sentimento de alivio por saber que ficou no curso que queria, e um sentimento de preocupação por saber que não vai ser fácil.... mas o faz-se caminhando, ...

Este sentimento de "ninho vazio", tem-me deixado um pouco ansiosa, afinal parece que os estou empurrando para fora do ninho, por outro lado sinto saudades de os ter no colo, um medo do mundo enorme que eles tem pela frente, e uma vontade de os ver crescer, como homens e mulheres que podem mudar o mundo .....

Mas, também nós, eu e o meu marido, temos que redefinir a nossa vida, o nosso futuro, o nosso presente.... e assim, durante este período resolvemos mudar de casa, aproximarmos-nos do local de trabalho, arranjar uma casa mais adequada à nova fase da vida: "a fase de voltar a viver a dois."

Agora, na nova casa surge a vontade de voltar à cozinha, explorar o novo espaço, fazer novas comidas e logicamente partilhar tudo nos meus blogues.

Este, foi o primeiro almoço que fiz para a família, foi especial, foi inaugural ... e ficou fantástico.



Ingredientes:

- Cerca de 1 Kg de carne de javali
- 1 Limão grande
- 1 Laranja grande
- Sal q.b.
- 1,5 dl de Azeite
- Sal e pimenta
- 1 Malagueta (facultativo)
- 1 Cebola grande
- 4 ou 5 Dentes de alho
- 1 Folha de louro
- 1 Colher de sopa de colorau
- 3 ou 4 tomates pelados e sem sementes
- 1/2 Cubo de caldo de carne
- 1 Colher de sopa de farinha maisena expresso para engrossar molhos


Partir a carne de javali em bocados grossos, e deixar imerso dentro de água de um dia para o outro, com bastante sal, sumo de laranja e de limão e ainda com as cascas da laranja e do limão.



No outro dia, colocar metade do azeite numa panela de pressão e corar a carne. Ir retirando a carne assim que vai ficando corada.

Este azeite fica muito "apurado" pelo que habitualmente escorro e volto a deitar no tacho novo azeite para cozinhar.

Colocar então a carne na panela de pressão e acrescentar bastante cebola e alho picado, sal e pimenta, uma folha de louro, colorau. Deixar estufar e acrescentar o tomate pelado e partido aos bocados.

Deixar cozinhar na panela tapada cerca de 5 minutos,

Destapar e juntar 1/2 cubo de caldo de carne e 2 dl de vinho branco. Voltar a colocar a pressão e deixar cozinhar cerca de 10 minutos.

Quando terminar a cozedura, deixar apurar o molho com a panela destapada e em fogo lento. Polvilhar a cane e o molho com 1 colher de sopa de farinha maizena para engrossar o molho.


Servir acompanhado de arroz de cenoura e ervilhas, e ainda de uma boa salada de alface.

4 comentários:

  1. Comi javali uma vez e gostei.
    Esse ficou com um aspecto super delicioso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Também comi a semana passada mas foi o meu marido que fez não gosto muito mas em fim...parabéns pelos filhotes e pela nova casa que sejam sempre felizes... quanto ao menino ou menina saírem do ninho e tu ficares assim não pode ser eles têm que crescer e serem homens e mulheres como a gente já foi para mim eu já estou habituada o meu mais novo foi agora para a terceira mulher e o que eu posso fazer nada, o meu mais velho vive no Brasil e já não o vejo há sete anos e não conheço os meus netos como vens se olhares á tua volta vens sempre pior...um beijinho e bons cozinhados.

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi javali mas tem muitíssimo bom aspeto! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá,amei seu blog,muitas receitas deliciosas,quanto ao cardápio aqui proposto não como carne,mas aos olhos parece apetitoso o prato de javali,eu prefiro saladas e legumes,gostei muito do blog,voltarei mais vezes,bjsss

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita.
Os seus comentários são sempre benvindos.
Volte sempre.
Beijinhos da Belocas

Related Posts with Thumbnails