domingo, 4 de setembro de 2011

Açúcar Gelificante


O meu pai, depois de se reformar dedicou-se ao campo, tem a sua horta e mais uns terrenos que vai tratando. Já muito próximo dos 80 anos, tem não só um passa tempo, mas sim um trabalho continuo e duro, porque quem trabalha no campo, não tem férias, não tem fins de semana, não tem feriados,...

Tudo o que produz é para consumo da casa, da família, dos amigos.

Por vezes há fartura, porque a época, assim o permite, e noutras alturas não há e tem que se comprar, fruta, legumes, ovos, ..., porque até as galinhas tem alturas que não querem pôr ovinhos...(será que também querem reivindicar???).

Desta vez trouxe um monte de pêras. Deliciosas, super doces, pequeninas, biológicas, e por isso assim que vão amadurecendo também vão ganhando bichinho, ..., o que deixa a minha filha simplesmente apavorada...

Para aproveitar as pêras, decidi fazer compota, que publiquei no Iguarias P'ra Gulosos,...., só que desta vez utilizei:


 
...açúcar gelificante.


Foi a primeira vez que utilizei este açúcar e fiquei surpreendida pela rapidez com que consegui fazer a compota.

O açúcar gelificante tem na sua composição pectina. Este é um agente de solidificação que se encontra na casca, nas sementes e na polpa da fruta.

Para compotas pouco firmes, a quantidade de pectina natural que existe no próprio fruto é suficiente para as fazer. Quando se pretende que a compota seja mais firme pode-se adicionar pectina que se compra sob a forma de pó na farmácia. A pectina actua melhor na companhia de um ácido, fica mais firme e a conservação é mais duradoura.

Este açúcar já tem todos os ingredientes e reduz em muito tempo a realização da compota.

Alguns frutos tem altos teores de pectina, como as maçãs ácidas e os marmelos, entre outros.

Os frutos com teores mais baixos de pectina são, as pêras, morangos, figos, ananás, melão,...

Comprei este açúcar no supermercado ALDI e cada pacote de 1/2 Kg custou 0.99E.

Demorei algum tempo a arranjar as frutas: lavar, descascar e descaroçar. Não contabilizei o tempo de confecção, mas praticamente foi o de cozer as pêras, triturar e mais dois ou três minutos, para finalizar.


Valeu a pena. Uma delícia.

10 comentários:

  1. Esse açúcar esgota com muita facilidade, na última ida ao Aldi o marido trouxe logo 6 pacotes... toca a fazer compotas!! bjks

    ResponderEliminar
  2. Olá, Belocas!O teu doce de pêras deve ser delicioso. Este fim de semana também passei a fazer compotas e marmeladas, tudo com fruta do quintal dos meus pais. Realmente o trabalho rural não é fácil, mas é muito gratificante ver as coisas nascerem da terra e é como tu dizes há tempo de fartura e tempo de falta, as galinhas não põem no Inverno!Mas é a Natureza, que tem a sua sabedoria e cabe a nós, tipo formiguinha, armazenar para o Inverno! Gostei da dica do açúcar, já o comprei uma vez, mas acabo fazendo pelo método tradicional.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga eu ando á procura desse açucar á muito tempo,aqui em Portalegre ´não se encontra em lado nenhum,mas tenho esperança e encontar para fazer estes docinhos bons ,bjs.

    ResponderEliminar
  4. Belocas,

    obrigado pela dica, agora vou ao Aldi, comprar e experimentar.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  5. Aqui, na sessão de importados eles exploram demais o preço.
    Então só para ocasiões muitos especiais.
    rsrsrsr
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. E é tão bom a gente comer aquilo que sabemos de onde vem não é mesmo?
    Adorei este doce.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Oi visitando e já me deliciei com estas gostosuras,,,venho convidar você para participar de sua receita no chá da tarde,terei imenso prazer em postar uma receitinha sua,,,
    se aceitar,pode deixar o link da receita no mine mural no lado direito do blog ou enviar por email
    selmarovaris@pop.com.br
    aguardo sua visita beijos

    ResponderEliminar
  8. Tenho de experimentar esse açúcar mesmo...ficou muito bem...bjokitass

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, tendo em conta que o açucar é o que ajuda a conservar as compotas por muito tempo, este açucar, mesmo na quantidade 2:1 (1kg de açucar para 500g de fruta) ajuda na mesma na conservação (digamos 1 ano), ou as compotas ficam para consumo imediato?

    Obrigado desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, este foi a primeira compota feita com este açúcar e por isso guardei um frasquinho para abrir um ano depois.
      João, ainda bem que me enviou este alerta, porque foi buscar o tal frasquinho e confirmar que a compota está como no dia em que foi feita. Fiquei bastante mais confiante.
      Um abraço

      Eliminar

Obrigado pela visita.
Os seus comentários são sempre benvindos.
Volte sempre.
Beijinhos da Belocas

Related Posts with Thumbnails