Sangue de Porco de Vinagrete (à moda dos Balurcos)

Um dos objetivos deste blog é registar as tradições culinárias, que de alguma forma marcaram a minha infância.
É não perder parte do nosso património culinário.

Hoje, trago uma receita que a minha avó e a minha mãe faziam no dia da matança do porco.

Tenho boas recordações desse tempo,..., casa cheia de gente, era sempre uma festa, tios, primos, amigos e vizinhos. Quase que o porco se comia no mesmo dia!!!

O sangue, era dos primeiros petiscos que se colocava na mesa, depois de todo o trabalhinho feito (matar, chamuscar e desmanchar o porco) e antes da refeição principal que normalmente era uma "fritada de carne".

Eu, queria muita brincadeira, não parava de correr,.., mas mesmo assim a receita ficou na minha memoria.




No momento da matança do porco o sangue é aparado para uma vasilha (de preferência um alguidar de barro).
Depois tapa-se com um pano e deixa-se coalhar (o sangue fica coalhado e separa-se do soro)
Entretanto, coloca-se um tacho ao lume com água e sal.
Escorre-se o soro e pode-se deitar um pouco de água limpa no sangue, para lavar.
Quando a água começar a ferver, e com a ajuda de uma escumadeira, vai-se deitando bocados grandes de sangue coalhado. Deixa-se cozer em lume forte, como diz a minha mãe, a ferver em cachão.
Verificar se está perfeitamente cozido (com uma faca abrir um dos bocados maiores).
Quando tiver cozido escorre-se e espreme-se bem com a mão.
Reserva-se os bocados de sangue cozido numa taça.



Numa travessa ou num prato de servir coloca-se o sangue, ainda morno, já esfarelado em bocados mais pequenos.

Tempera-se com alho e cebola picadinhos, sal, azeite, vinagre e bastantes coentros.

No momento de servir pode-se deitar um poucoquinho de limão.

Acompanhar com bom pão e vinho caseiros.

NOTA:
Os Balurcos, é uma pequena povoação do Concelho de Alcoutim, no Algarve.


Comentários

  1. Aposto que o meu marido ia gostar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Belocas, adoro estas tradições familiares, também eu tento recolher ao máximo.
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Votos de um Natal cheio de amor,saúde, paz e esperança e uma excelentes entradas em 2014.
    Bjnhos,
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pela visita.
Os seus comentários são sempre benvindos.
Volte sempre.
Beijinhos da Belocas

Mensagens populares deste blogue

Legumes Assados no Forno

Ensopado de Javali