Pão de Água (Cookidoo)

Hoje é o dia Internacional do pão. Esta data foi criada em 2020 pela União Internacional de Padeiros e Confeiteiros (UIBC) para enaltecer a importância deste alimento essencial nas diversas culturas. É comemorado no mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação

O pão faz parte das nossas vidas. 

Sempre nos habituamos a ter pão às refeições, quer seja ao pequeno almoço, lanches, almoço ou jantar. Todos conhecemos, ainda, alguns pratos tradicionais em que o ingrediente base é o pão. 

Isto acontece porque o pão é o alimento básico em quase todas as sociedades, desde tempos remotos, não só pela importância na alimentação mas também culturalmente e  espiritualmente.

De acordo com as diferentes regiões, o tipo de farinhas e a forma de cozinhar, chegamos aos dias de hoje com uma diversidade de pães desde os mais tradicionais e simples até aos mais ricos elaborados. 

Como alimento é muito rico em alguns nutrientes como os carboidratos, as proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio e fósforo, para além de ser uma fonte importante de fibras.

Hoje em dia fazer pão em casa não é complicado, temos vários robôs de cozinha que podem ajudar.

A Bimby é o robô ideal para iniciar este desafio  de fazer pão em casa, pela grande facilidade em usar, pela grande diversidade de receitas, pela maneira como ensina disponibilizando alguns vídeos no écran dos passos mais elaborados, como acontece na atual versão da Bimby TM7

Depois de começar a fazer pão, nunca mais apetece parar...

Esta receita tem algumas alterações à receita original do Cookidoo, mas já fiz algumas vezes e  fica tão bom que mantenho...




Ingredientes:
  • 550 gr de água (usei soro de leite de quando fiz Ricota)
  • 720 gr de farinha mais qb para polvilhar
  • 1 colher de chá de fermento padeiro seco
  • 10 gr de sal (coloquei apenas 8 gr porque o soro já tinha sal)



Preparação: 

1) Coloque no copo a água (soro de leite) a farinha e misture 20 seg/ velocidade 6.
Deixe hidratar cerca de 40 minutos.

2) Adicione o fermento e o sal e inicie o modo de amassar durante 6 minutos.
Deixe levedar cerca de 2 horas ou até a massa dobrar de volume.



3) Esta massa tem uma consistência mole pelo que após a levedação deve deitar numa superfície bem enfarinhada. Depois com as mãos vá pegando nas pontas e puxando para dentro para dar alguma consistência e forma ao pão.

4) Pegue nesta bola de massa e coloque numa tigela, bem enfarinhada para que se molde e fique mais ou menos com a dimensão do tacho de ferro que vamos usar,  e deixe levedar novamente mais ou menos 30 minutos.

5) Entretanto, ligue o forno a 250º C e coloque um tacho de ferro (ou uma outra forma de pirex ou cerâmica desde que tenha tampa) para que fique bem quente. 
O Cookidoo propõe fazer num tabuleiro de forno e cerca de 55 minutos com o forno a 250ºC



6) Quando o forno atingir a temperatura pretendida, retire o tacho, deite a massa (que está na tigela) em cima de outra folha de papel vegetal bem enfarinhada e de imediato pegue nas pontas da folha e coloque dentro da panela bem quente. Cuidado com as queimaduras.

7) Tape a panela e leve ao forno cerca de 40 minutos.



8) Após estes 40 minutos iniciais, retire a tampa da panela de ferro e deixe cozer mais 30 a 40 minutos, até atingir o ponto de cozedura desejado (se gosta do pão muito ou pouco cozido).

9) Nesta fase, pode colocar um tacho com água quente numa prateleira mais baixa do forno para criar vapor e deixar o pão mais húmido (não utilizei esta técnica).

10) Passado esse tempo retire o tacho, e com a ajuda do papel vegetal retire o pão de dentro do tacho e coloque numa rede para arrefecer.




11) Deixe arrefecer antes de fatiar. 
Se quiser fatiar com o pão ainda quente aconselho a faze-lo com faca elétrica para não se esfarelar.



Espero que experimentem fazer este pão e tirem o prazer de degustar, com a vossa família, pão quentinho e crocante acabado de fazer em casa.

Bom apetite


Informação:

Sou agente Bimby e caso alguém precise de ajuda pode contactar-me por mensagem.
Fique a conhecer a nova Bimby TM7 e descobrirá uma nova realidade para a sua cozinha.
Para além de agente sou essencialmente utilizadora da Bimby e do Cookidoo, todos os dias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ensopado de Javali

Sangue de Porco de Vinagrete (à moda dos Balurcos)

Costeletas com sopa de cebola e cerveja no forno