domingo, 4 de setembro de 2011

Açúcar Gelificante


O meu pai, depois de se reformar dedicou-se ao campo, tem a sua horta e mais uns terrenos que vai tratando. Já muito próximo dos 80 anos, tem não só um passa tempo, mas sim um trabalho continuo e duro, porque quem trabalha no campo, não tem férias, não tem fins de semana, não tem feriados,...

Tudo o que produz é para consumo da casa, da família, dos amigos.

Por vezes há fartura, porque a época, assim o permite, e noutras alturas não há e tem que se comprar, fruta, legumes, ovos, ..., porque até as galinhas tem alturas que não querem pôr ovinhos...(será que também querem reivindicar???).

Desta vez trouxe um monte de pêras. Deliciosas, super doces, pequeninas, biológicas, e por isso assim que vão amadurecendo também vão ganhando bichinho, ..., o que deixa a minha filha simplesmente apavorada...

Para aproveitar as pêras, decidi fazer compota, que publiquei no Iguarias P'ra Gulosos,...., só que desta vez utilizei:


 
...açúcar gelificante.


Foi a primeira vez que utilizei este açúcar e fiquei surpreendida pela rapidez com que consegui fazer a compota.

O açúcar gelificante tem na sua composição pectina. Este é um agente de solidificação que se encontra na casca, nas sementes e na polpa da fruta.

Para compotas pouco firmes, a quantidade de pectina natural que existe no próprio fruto é suficiente para as fazer. Quando se pretende que a compota seja mais firme pode-se adicionar pectina que se compra sob a forma de pó na farmácia. A pectina actua melhor na companhia de um ácido, fica mais firme e a conservação é mais duradoura.

Este açúcar já tem todos os ingredientes e reduz em muito tempo a realização da compota.

Alguns frutos tem altos teores de pectina, como as maçãs ácidas e os marmelos, entre outros.

Os frutos com teores mais baixos de pectina são, as pêras, morangos, figos, ananás, melão,...

Comprei este açúcar no supermercado ALDI e cada pacote de 1/2 Kg custou 0.99E.

Demorei algum tempo a arranjar as frutas: lavar, descascar e descaroçar. Não contabilizei o tempo de confecção, mas praticamente foi o de cozer as pêras, triturar e mais dois ou três minutos, para finalizar.


Valeu a pena. Uma delícia.

Related Posts with Thumbnails