domingo, 20 de setembro de 2009

Feijão Seco

O feijão é um alimento excelente quanto à sua riqueza nutricional.

Proporciona nutrientes essenciais, como as proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), hidratos de carbono e fibras.

Em termos culinários, apresentam uma grande versatilidade porque podem ser utilizadas em receitas salgadas e doces.

Existem diferentes variedades.



Comercialmente, encontramos o feijão seco em diferentes apresentações: em saco, em conserva (em latas, em frascos). O feijão em conserva é muito rico em sal pelo que aconselho a não aproveitas a água e antes de o adicionar às receitas colocar num coador e passar por água corrente.

Preparar estas leguminosas em casa requer alguns cuidados.

Começar por escolher o feijão retirando toda a sujidade e os que não estão em perfeito estado de conservação.

Lavar em água até esta sair limpa.

Deixar a demolhar em bastante água, cerca de 5 horas ou durante a noite.

Escorrer, passar novamente por água e colocar na panela de pressão com um pouco de água para tapar o feijão (cerca de 2 dedos por cima).

Levar ao lume com a panela destapada e deixar ferver em cachão forte durante cerca de 10 minutos, o que permite que se percam algumas substâncias que afectam o aparelho digestivo. Nesta fase não deito sal.

Passado este tempo, tapar, colocar a pressão, e deixar cozer entre 5 a 7 minutos (depende do tipo de feijão, da dureza da água e até da própria panela de pressão).

Se pretender pode-se deixar cozer sem sal (receitas doces e pessoas com hipertensão arterial), ou então temperar com um pouquinho de sal, 1 cebola, 1 dente de alho e uma folhinha de louro.

Por outro lado, se utilizar um tacho normal, tem que colocar muito mais água, manter tapado, e deixar cozer aproximadamente durante 1 hora e 30 minutos, ou até estar bem cozido.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita.
Os seus comentários são sempre benvindos.
Volte sempre.
Beijinhos da Belocas

Related Posts with Thumbnails